![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeHa5bejgUfNuFt5Ojru0k-QN-dC0pGUeJVweZTRWgLMP893nxepBEKVwRrvIj4NkDa6T0KfbdIvZaVYAr9U3WFor-srhWmQwFt_pN2_AoDMT9KOuaKOg_uu6Yuv8IDFpFwPV99k1K8Q/s640/IDADE+M%C3%89DIA.png)
Você sabia?
- O período conhecido como Idade Média começou com a desintegração do Império Romano do Ocidente (século V) e terminou com o fim do Império Romano do Oriente/Queda de Constantinopla (século XV).
- As vilas em torno dos castelos dos senhores eram extremamente pobres, pequenas e povoadas por 60 pessoas em média.
- A morte da fogueira foi utilizada principalmente no Ocidente durante a Idade Média e início da Moderna. Era o tipo de execução preferido pela Inquisição. Os executados mais conhecidos são a francesa Joana D’Arc e o italiano Giordano Bruno.
- As conhecidíssimas cruzadas ocorreram durante a Idade Média. Foram 9 cruzadas, a primeira em 1 096 e a última, em 1 272.
- Banhos? Os banhos estavam longe de ser diários (era um por ano, que tal?). As pessoas se banhavam em uma tina e o primeiro a se lavar era o chefe da casa.
- O sexo era considerado pecado. O namoro, então, era praticamente inexistente. As uniões eram arranjadas e o noivo e a noiva da nobreza se conheciam no dia do casamento – antes disso, só podiam se conhecer através de retratos pintados à óleo.
- A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas.
- A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada.
- A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. A educação era influenciada pela igreja, que ensinava o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras.
- Animais podiam ser julgados e condenados por crimes Não era raro que animais fossem julgados e condenados por matar pessoas ou outros crimes, como estragar plantações ou comer comida que não era deles. (Bizarro, não? hahaha)
- Sabe aquela história de que mulheres não tinham direitos? Então... Não era bem assim que funcionava. As mulheres na Idade Média podiam herdar, comprar e vender propriedades, executar um negócio, tinham muitos direitos legais (na verdade, alguns desses direitos diminuiriam na Época Moderna). A ideia de que elas eram escravas virtuais de seus maridos também é falsa.
Agora que já sabemos algumas das várias curiosidades deste período, que tal aprendermos um pouco mais sobre ele!?
Estrutura Política
Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Alta e Baixa Idade Média
Para compreender melhor esse vasto período, costuma usar-se uma subdivisão temporal entre Alta e Baixa Idade Média. A Alta Idade Média é o primeiro momento, quando ocorreu formação de diversas sociedades na Europa e se passou entre os séculos 5 e 10. Foi nesse período que se formaram os feudos, estabeleceram-se as relações de suserania e vassalagem, e o poder da Igreja Católica constituiu-se e fortaleceu-se.
Já o período da Baixa Idade Média, sua segunda e última fase, foi aproximadamente do século 10 ao século 15. A partir dessa época, novas ideias e novas práticas foram surgindo e houve um processo de decadência das instituições feudais, que se formaram ao longo dos cinco séculos anteriores.
Já o período da Baixa Idade Média, sua segunda e última fase, foi aproximadamente do século 10 ao século 15. A partir dessa época, novas ideias e novas práticas foram surgindo e houve um processo de decadência das instituições feudais, que se formaram ao longo dos cinco séculos anteriores.
![idade-media idade-media](https://maniadehistoria.files.wordpress.com/2009/03/idade-media.jpg?w=510)
Muito bom ajudou muito. Adorei o blogue. Parabéns. Continuem assim com esses post bons que estão me ajudando a estudar.
ResponderExcluirAdoro este blog me ajuda a estudar e assim fica um jeito mais divertido de aprender
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir